Início | Notícias | Notícia do blog: Conferência “A Sustentabilidade dos Territórios e o Crescimento do Turismo”

Conferência “A Sustentabilidade dos Territórios e o Crescimento do Turismo”

Setembro 28th, 2012 | No Comments | Colocado em Notícias

O Centro de Estudos Politécnicos da Golegã, em associação com o Centro de Informática e Sistemas e com o Gabinete de Gestão de Espaços Comuns e Recursos Audiovisuais, comemorou o Dia Mundial do Turismo, no passado dia 27 de Setembro, com a realização de uma conferência subordinada ao tema “A Sustentabilidade dos Territórios e o Crescimento do Turismo”.

Este evento realizou-se no campus do Instituto Politécnico de Tomar, num formato informal de partilha de considerações e de ideias entre o Senhor Presidente da Câmara Municipal da Golegã, Dr. José Veiga Maltez e Senhor Presidente da Direção da T-LVT – Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, Dr. Joaquim Rosa do Céu, e com a moderação e contributo do Professor Coordenador Luís Mota Figueira, Diretor Executivo do CESPOGA.

A emissão em direto da Conferência, através do sítio eletrónico do CESPOGA www.cespoga.ipt.pt, revelou-se um sucesso. Esta atividade foi organizada e divulgada no sentido de ser visualizada em direto, em sede de sala de aula/formação, noutros estabelecimentos de ensino nacionais e de países de língua oficial portuguesa.

A abertura dos trabalhos foi realizada pela Senhora Diretora da Escola Superior de Gestão de Tomar, Professora Coordenadora Conceição Fortunato, que dirigiu as primeiras palavras para a importância do debate na área do turismo, tendo em consideração o contributo deste para o desenvolvimento económico, social e cultural, das regiões e do  país.

Temas como o “Turismo”, a “Energia”, a “Sustentabilidade”, a “Valorização dos territórios” e o “Desenvolvimento sustentável”, foram contextualizados pelo moderador da Conferência e, posteriormente, discutidos pelos ilustres convidados que, objetivamente, proporcionaram um debate de elevado interesse, realçando experiências obtidas através das funções que desempenham nas suas respetivas instituições.

Como corolário da Conferência seguiu-se um debate animado em que se perspetivaram futuros e se anotaram dificuldades tendo como pano de fundo a Crise que, no sector do Turismo afeta a empregabilidade dos nossos jovens quadros mas é, seguramente, carente de medidas de política que o dinamizem porque, como os dados apontam, é uma actividade com crescimento efectivo em Portugal e no Mundo. A emigração das novas gerações foi outro tema debatido bem como a relação da disponibilidade do Património para fruição no Turismo.